sábado, 14 de abril de 2018


HORTAS ORGÂNICAS
Ter ervas e temperos à disposição em casa pode ser o primeiro passo para uma vida mais saudável. Veja sugestões inspiradoras para montar a sua horta



De vaso em vaso
O paisagista Odilon Claro, da Anni Verdi, mora em apartamento, mas isso não o impediu de ter temperos frescos. “Montei uma horta na varanda, com vasos apoiados em um aparador. É uma ótima solução para quem tem pouco espaço”, conta ele, que costuma plantar alecrim, pimentas, manjericão e hortelã. Ele dá uma dica para aumentar a durabilidade: cultive somente uma espécie por recipiente. Já para combater possíveis pragas, Odilon sugere o uso de receitas caseiras ou de venenos piretroides, que deixam de agir depois de 48 horas. A cesta de ferro, da Anni Verdi, ajuda a transportar as ervas até a cozinha.

Tabuleiro verde
O dono desta casa de campo, no interior de São Paulo, adora cozinhar para os amigos e a família. Por isso, fez questão de pedir uma horta à paisagista Paula Galbi. “Ele queria bastante diversidade, então resolvi montar uma grande estrutura de paralelepípedos. Os caminhos com pedriscos entre os nichos facilitam o acesso aos temperos”, conta ela. O desenho, que lembra um tabuleiro de xadrez, é composto por nove espaços de 1 x 0,80 m e outros oito menores, de 70 x 50 cm. Neles, Paula plantou salsinha, alface, capim-cidreira, alho-poró, manjericão, alecrim, orégano, tomilho, hortelã, melissa, sálvia e laranjas kinkan.


Ao alcance das mãos
Uma horta funcional, bonita e com tamanho generoso, em que coubessem vários temperos. Foi isso que a moradora deste apartamento em São Paulo pediu à paisagista Catê Poli, da Catê Poli Paisagismo, e ao agrônomo Sérgio Menon, da Grama e Flor Paisagismo. Eles aproveitaram os 2 m de largura da varanda para criar uma caixa de cumaru com interior de zinco dividida em dois andares, a 50 cm e a 70 cm do chão. “A horta elevada é uma boa sugestão, porque a pessoa não precisa abaixar para retirar os temperos”, diz Catê. Executada pela Taúna Móveis, ela tem 12 divisórias internas. Para camuflar o muro, eles criaram um jardim vertical com columeias, peixinhos e bromélias fireball.

 Contida em toras
Delimitada por murtas, buxinhos, pedriscos e bancos, a horta criada pelos arquitetos paisagistas Claudio Pedalino e Suzi Barreto, sócios da Landscape Jardins, é uma das áreas mais charmosas dessa casa de campo em Itaipava, na região serrana do Rio de Janeiro. “Os moradores queriam que ela fosse prática de manusear e com um visual que chamasse atenção, porque as janelas dos quartos de hóspedes ficam voltadas para esta área”, explica Suzi. Os pés de salsinha, cebolinha, pimenta, manjericão e alecrim foram dispostos em caixas com cerca de 80 cm de altura, feitas de toras de eucalipto autoclavado, da FJL Materiais de Construção. 

*Essa matéria faz parte do Festival Origem. Confirme a sua presença no evento clicando aqui e aproveite uma condição EXCLUSIVA: um voucher na faixa!

Curte as publicações de Casa e Jardim? No nosso aplicativo, disponível para Android e iOS, você tem acesso a todo o conteúdo do site e da revista. Baixe também o app Globo Mais, que reúne o melhor dos títulos da Editora Globo, além das inúmeras reportagens exclusivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário