sexta-feira, 23 de março de 2018

PAISAGISMOViva a Magia do Outono no Jardim!


PAISAGISMOViva a Magia do Outono no Jardim!

Adoro a chegada do outono, com toda sua beleza e serenidade!   É tempo de céu azul, de folhas ao vento e sol brilhando no céu. Tempo de voltar à rotina e sentir o frescor da estação. Ser feliz no aconchego do lar, entre mantas, filmes e bons vinhos, enquanto tudo parece mais calmo e em paz. Lá fora e também aqui dentro, perto do coração.

Vivemos um verão intenso, com muito sol e calor. A explosão das cores tropicais com flores de tirar o fôlego. Lembranças de tardes na praia. O pôr-do-sol mais inesquecível de todos os tempos. Aproveitamos até o último raio de sol para recarregar as energias – e foi muito revigorante!




Agora é hora de voltar-se para o interior. Sentir novamente o aconchego de casa e aproveitar as temperaturas mais baixas. Confesso que sempre aguardo ansiosa pela chegada do outono – é a minha estação preferida e, não por acaso, a época em que nasci. Sou delicada e serena como o outono – e nele me reconheço, com todo seu frescor e melancolia. Sou o outono em pessoa.

A paleta de cores cálidas me fascina. São muitos tons terrosos que se dividem entre  amarelos, laranjas e avermelhados e contrastam com o verde da vegetação e o azul mais doce do céu


A brisa suave no rosto, levemente gelada, é como um toque de amor. É nesta época do ano que gosto de estar frente ao mar, reflexiva, em sintonia com a natureza. É quando meu coração bate no mesmo compasso das árvores, deixando o vento levar folhas secas e tudo aquilo que já não me serve mais… É a poda de limpeza da alma.


Outono é a época da colheita, mas também de recomeçar. Com a chegada das chuvas e das temperaturas mais baixas, prepare-se para um novo ciclo no jardim. As plantas começam a guardar energia para enfrentar o inverno e, logo depois, explodir em flores na primavera.

O outono é um tempo de espera. Uma pausa no jardim. As plantas crescem em um ritmo mais lento. Não há tantas flores. Algumas folhas ficam amareladas. Outras, caem… Há certas árvores que ficam com os galhos secos, sem uma única folha. E confesso que vejo uma certa magia nisso tudo. É o momento de entender e aceitar o tempo do outro – até mesmo o das plantas – e saber apreciar esse tempo de espera, com toda sua beleza.

Outono é tempo de semear esperanças. Plantar novos bulbos. Contemplar as folhas amareladas ao chão e preparar o jardim para o momento de descansar. The winter is coming… e há muito trabalho a fazer até lá: poda, limpeza, retirada de folhas secas, preparação de mudas, separação de sementes… E para quem ainda não tem um jardim, é o momento perfeito para começar

Cuidados no Jardim Durante o Outono

O clima fresco do outono pode deixar os ambientes mais úmidos. Por isso, coloque as plantas em locais arejados, com boa iluminação natural. É tempo de redobrar a atenção com o jardim, pois o excesso de umidade favorece o aparecimento e a proliferação de pragas e doenças. Fique atento à presença de pulgões, cochonilhas, fungos e outros seres esquisitos e indesejáveis.

Reduza o intervalo entre as regas no jardim. Mas não deixe de oferecer a quantidade de água que as plantas precisam. Cada uma à sua maneira. Algumas, mais. Outras, menos.



Outono é tempo de…
  • Remover galhos e folhas secas ou amareladas das plantas e arbustos.
  • Limpeza completa no jardim.
  • Plantar bulbos e flores para a primavera.
  • Ter mais cuidado com o uso de adubos e fertilizantes – dê preferência aos orgânicos, como húmus de minhoca, esterco de galinha, entre outros.
  • Plantar árvores frutíferas em um clima mais agradável para o seu desenvolvimento.
  • Plantar perenes no jardim.
  • Aplicar adubos e fertilizantes no gramado.
  • Fazer um composto orgânico com as folhas caídas no chão, aproveitando seus nutrientes.
  • Criação de mudas por divisão de touceiras.
  • Colheita de sementes.
  • Proteger as plantas mais delicadas do inverno que está chegando.

Como Cuidar de Cactos e Suculentas no Outono

Nesta época, tenha cuidado com as chuvas: o substrato precisa estar bem drenado para que as raízes não apodreçam na água. Verifique se o sistema de drenagem está funcionando. Os cactos e suculentas não gostam de ficar com os pezinhos molhados. Mas podem tomar banho de chuva! Na verdade, devem. E vou explicar isso mais adiante! :)


Com o clima mais úmido, é bom reduzir o intervalo entre as regas durante a estação. Quer uma fórmula? Só regue quando a terra estiver seca.

Aproveite para fazer uma poda de limpeza nas plantas. Retire folhas murchas, secas ou amareladas. Remova também os galhos das inflorescências que não deram frutos e aquelas plantas daninhas que teimam em aparecer nos vasos.

10 Plantas e Flores para o Outono


  • Trevo de 4 folhas (Oxalis tetraphylla)
  • Celósia ou Crista de Galo (Celosia cristata)
  • Manjericão  
  • Narciso (Narcissus cyclamineus)
  • Aster (Symphyotrichum tradescantii)
  • Margarida (Leucanthemum vulgare)
  • Gramados
  • Amor-perfeito (Viola x wittrockiana)
  • Azaleia (Rhododendron simsii)
  • Flor de maio (Schlumbergera truncata)
   
E você, também gosta do Outono? Qual é a sua estação favorita? Deixe seus comentários e compartilhe esse post com os amigos que também amam se aventurar no jardim! :)

Chic é reutilizar: jardim vertical com garrafas pet


Chic é reutilizar: jardim vertical com garrafas pet



Hoje quero compartilhar com vocês este lindo jardim vertical feito apenas com garrafas pet. É lindo, é sustentável, é fácil de fazer em casa, naquele cantinho sem graaaaaça que carece de #maisverde na vida.

Esse jardim conquistou meu coração por alguns motivos:

É ecologicamente correto e isso faz um bem danado ao meio ambiente. Se essas garrafas fossem descartadas no lixo, poderiam levar até CEM ANOS para se decompor.

A presença das nossas queridas Onze Horas, uma plantinha que dá flores lindas, é super fácil de cuidar e exige pouca água. Mais uma vez, o meio ambiente agradece! :) 

O lindo jardim foi produzido no CEI Morro do Meio, em Joinville (SC). Um lugar lindo, cheio de crianças fofas que já estão, desde cedo, se tornando amigas da natureza. Quanto antes aprenderem a importância de preservar o meio ambiente, com atitudes simples como separar o lixo e reciclá-lo, melhor para o nosso planeta. Por isso, amigos, exponham as crianças ao contato direto com a natureza: crie uma horta, deite e role na grama, plante uma árvore, colha uma flor do jardim e faça tudo o que puder para envolvê-las com essa nossa paixão por um mundo #maisverde.







Essa ideia foi amplamente divulgada pelo querido arquiteto Marcelo Rosenbaum, que utilizou a técnica em seu antigo programa Lar Doce Lar. A diferença aqui vai para o uso dessa lindeza que é a Onze Horas!

Aprenda a fazer o jardim vertical
Aproveite as garrafas pet para resgatar aquele velho sonho de ter uma horta com ervas e 

temperos, expor sua coleção de cactos e suculentas ou até mesmo criar um espaço para contemplar lindas flores.


Esse jardim vertical é ideal para revitalizar pequenos espaços na sua casa, seja um corredor sem gracinha, um muro sem vida ou a área de serviço que sempre fica esquecida. O importante é garantir que o espaço seja bem iluminado, e observar as necessidades das espécies que pretende plantar no local.
  • Para este projeto DIY, você vai precisar dos seguintes materiais:
  • Várias garrafas pet de 2 litros (limpas e vazias)
  • Tesoura ou estilete
  • Prego grande
  • Alicate
  • Corda de varal, cordoalha, barbante ou arame
  • Quem optar por cordoalhas ou arames, vai precisar de duas arruelas para cada garrafa pet
  • Terra
  • Mudas de plantas 


1. Corte as garrafas da mesma forma, criando uma janelinha para as plantas crescerem. A distância entre a base da garrafa (o fundo) e a abertura pode ser de 3cm. O comprimento da janelinha pode ser de um palmo.

2. Faça dois furos perto das janelinhas de abertura, nas partes inferior e superior. As cordas que prendem as garrafas passarão pelos furos. Essa será a estrutura do seu jardim vertical, por isso é importante utilizar as mesmas medidas para garantir a perfeita simetria.Uma dica: para furar as garrafas, você pode utilizar um prego quente. Mas lembre-se de segurar o prego com um alicate para evitar acidentes.

3. Fure o fundo das garrafas para garantir o escoamento da água.

4. Passe a corda pelo furo superior e puxe-a pelo furo da base. Assim as garrafas ficarão presas. Se você utilizar corda ou barbante, basta dar um nó na parte de baixo, bem na altura onde a garrafa deve ficar. Caso esteja utilizando arames, coloque as arruelas logo abaixo das garrafas para que elas não escorreguem. Se tiver dúvidas, tá bem explicadinho nas fotos aí embaixo! :)





5. Agora é só esticar as cordas e fixá-las na parede.

6. E a melhor parte: a hora de plantar! :)